Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Alimentação infantil: o "normal" é ser saudável! =)


Foto: site Meu Pratinho Saudável

Além de livros e revistas, eu amo ler Blogs e reportagens de internet, mas eu filtro muito! Tenho muito cuidado com o que leio pois o que tem de texto-lixo na internet é incrível!!!

Na época do casamento, claro, minha leitura favorita era sobre docinhos, buffet, fotografia, vestido de noiva, bla, bla, bla!!! Agora, adivinha?? Sobre bebês, filhos e temas afins! Leio praticamente todos os dias... são Blogs, livros, revistas.

Tenho lido bastante sobre gravidez e bebês porque tudo para mim é novidade, esta é a minha primeira gravidez e terei o meu primeiro filho (na verdade, filha!), e dentre tanta coisa para se ler, um dos assuntos que mais me atrai é alimentação. Alimentação em geral: da grávida, do bebê, da criança, do adulto. E por que isso? Por que eu acho que como mãe, eu quero o melhor para minha filha, e considero a "educação alimentar" tão importante quando ensiná-la a respeitar os mais velhos, a ser gentil, a ter educação com os amiguinhos, a gostar de ler, de estudar... Exagero?? Sinceramente, não acho, não MESMO!

Não é exagero porque vivemos em uma época em que o aumento do sobrepeso e da obesidade é alarmante, e isso me desespera! Não somente pela questão estética, mas principalmente pela saúde e pela qualidade de vida. Me sinto responsável pelo que minha filha comerá desde o seu primeiro dia de vida até que se torne madura o suficiente para discernir entre o que deve ou não comer. Não acho que um bebê ou uma criança tenha maturidade para escolher o que comer, e os pais são responsáveis pelo que ela comerá pelo resto da vida. Difícil, hein?? Que medo! =)

Radicalismo?? Também não! Eu não vou proibir minha filha de comer um doce, mas ela só provará quando ela pedir e for inevitável, e eu farei de TUDO para adiar este dia, de tudo mesmo! Eu não vou oferecer doces, refrigerantes, fritura, bolacha recheada de forma alguma! Eu acredito que assim estarei contribuindo para a boa formação do paladar dela, estarei ensinando que frutas, verduras, legumes, arroz e feijão são deliciosos (eu realmente gosto de tudo isso!), e que podemos comer um doce ou uma bolacha sim, mas que isso é a exceção, é para momentos de diversão e não são comidas para o dia-a-dia.

Quando eu e meus irmãos éramos criança, meus pais não nos deixavam tomar refrigerantes durante a semana ou comer salgadinhos e doces na escola (só podia comer lanche de casa, que minha avó preparava), e não sou nem um pouco traumatizada por isso. Pelo contrário, hoje me alimento superbem e faço minhas extravagâncias sem a menor culpa porque sei que aquilo é uma exceção e não um hábito!! :)

Há um tempinho, minha cunhada Larissa me indicou um curso de papinhas que aconteceu na UnB, eu fiz a minha inscrição e AMEI!! Muito bom! :)

Muita coisa lá eu já sabia, por ser um tema que já me interessava, e foi bom confirmar que eu estou no "caminho certo", e que não é paranoia pensar como eu penso! Mas além do que eu "já sabia", teve também muitas novidades e curiosidades. A profissional que ministrou o curso é formada em Nutrição e Gastronomia e explicou tudo na maior naturalidade, sem radicalismos mas com foco na saúde e praticidade, o que eu adorei! Aprendemos a higienizar os alimentos, preparar papinha, introduzir a alimentação, congelar e descongelar a papinha.... muito legal mesmo, indico!!

Textos interessantes sobre o tema:
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/1-em-cada-4-criancas-paulistanas-e-obesa/
http://meupratinhosaudavel.com.br/
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/obesidade-infantil/
Algumas dicas de uma nutricionista para ajudar a criança a se interessar por alimentos saudáveis: http://babies.constancezahn.com/socorro-meu-filho-nao-come-vegetais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário